sexta-feira, 14 de março de 2014

Chuvas até abril não serão suficientes para recuperar reservatórios, aponta Climatempo

As chuvas previstas para caírem até abril não serão suficientes para recuperar os reservatórios das hidrelétricas, mesmo com a torcida de praticamente todo o setor elétrico. De acordo com Patrícia Madeira, diretora de Metereologia do Climatempo, apesar da situação atual ser diferente de janeiro e fevereiro, quando um sistema de alta pressão bloqueava as chuvas no Sudeste, nada indica que grandes volumes de chuva cairão nesse final de período úmido.
"A chuva que vai acontecer até meados de abril não será a salvação do setor elétrico. A gente vai sair desse período chuvoso devendo água", apontou Patrícia ao participar do Fórum Agenda Regulatória 2014: Regulação e Mercado. A expectativa, de acordo com ela, é que as afluências em março terminem abaixo de 70% da Média de Longo Termo. Em abril, a situação é um pouco melhor, as afluências devem ficar um pouco acima dos 70% da MLT.

Para aumentar o desânimo do setor elétrico, Patrícia comentou que nada indica que o período úmido vá se estender. A previsão é que ele realmente termine em meados de abril. "Não é porque não choveu que o período úmido está atrasado. Não teve atraso nenhum no período úmido e tecnicamente ele também não vai terminar atrasado", declarou.
Ela disse ainda que há previsão de formação de El Niño no final do semestre, que não virá com muita intensidade, mas acarretará em temperaturas acima da média no inverno. "O inverno nesse ano não deve ser nada rigoroso", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário