quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dicas Sobre Instalações Elétrica Residenciais

Falamos muito sobre segurança no trabalho nas industrias. mas temos que nos preocupar também com nossas residências, a NR-10, NBR 5410 e outras normas são importantes e estabelecem as normas, mas muito pouco é falado para o público em geral.

Outro dia foi exibido um video no programa da Ana Maria Braga e no Jornal do Rio de um adolescente que invadiu uma subestação de energia da AMPLA e teve o corpo muito queimado. 


Nesse caso temos as placas de advertência, mas nós sabemos que uma pessoa faz uma vez e outras acham que podem invadir que não vai acontecer nada e desta vez aconteceu. Abaixo estou colocando algumas dicas sobre segurança em residências para as próximas semanas estarei publicando outras.

De acordo com a Fundação Internacional de Segurança para Eletricidade(ESFI) recomenda que as pessoas realizem inspeções nas instalações elétricas das casas, prédios, etc em certos casos como segue abaixo:

- Residências com mais de 40 anos
- Residências com mais de 10 anos de construção que sofreram reformas ou acréscimo de carga significativo
- Sempre que a residência for comprada por um novo dono

Existem alguns sinais que a instalação pode enviar ao usuário que existe problema elétrico em sua residência são eles:
- Disjuntores que constantemente desarmam
- Luzes sentilantes ou que apagam e religam sozinhas
- Barulhos nos equipamentos elétricos
- Aquecimento irregular em cabos, cheiro de queimado(plástico), receptáculos muito quentes ou descoloridos por causa de calor
- Cabos com o isolamento danificado, quebradiço, ou cortado.

Caso você observe algum desses fatos deve entrar em contato com um eletricista ou empresa de manutenção elétrica.

No site da ESFI existem outras dicas e também o video abaixo que é bem educativo e serve de ilustração para alguns  cuidados que devemos ter na nossa residência.


Abaixo segue uma foto publicada na internet, cuidado devemos organizar nossas casas. Fiação toda exposta sem identificação, com fitas isolantes antigas, um perigo!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário