terça-feira, 25 de outubro de 2011

Gestão Estratégica da Manutenção em Subestações e Linhas de Transmissão - Confiabilidade

A gestão estratégica da manutenção em subestações e linhas de transmissão estabelece as diretrizes para a definição da estratégia de manutenção mais adequada a cada equipamento, das instalações. Esta sistemática determina que cada equipamento deve ser analisado quanto à sua importância para o processo , bem como quanto à  conseqüência das suas falhas, de tal forma que o tratamento a cada caso seja diferenciado.


A gestão estratégica da manutenção o mais baixo custo de manutenção para a maior disponibilidade do equipamento. Utilizamos os seguintes conceitos:




A Classificação dos Equipamentos é que vai nos orientar no uso das políticas e práticas mais apropriadas para combater o modo de falha atual dos equipamentos.

Os equipamentos em um processo produtivo, no caso na transmissão de energia, podem ser agrupados em 3 CLASSES, com características específicas.

Com a classificação dos equipamentos e o algoritmo de decisão chegamos a planilha abaixo que é muito utilizada em avaliação de risco de projetos apenas foram inseridos os critérios de manutenção com influência na segurança, qualidade do produto, frequência de falha, etc. Para decidir algum desses critérios e interessante ter um histórico da planta ou até mesmo utilizar base de dados existente.



Continua na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário