quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Nova plataforma de comercialização aposta em conhecimento de mercado para emplacar BBCE já tem 12 comercializadoras entre os sócios; expectativa é trazer clientes e negociar 2.500MWmédios em 2012, ano de estreia

Depois do lançamento da Brix, que já está em operação, uma nova plataforma surge com a proposta de facilitar e agilizar a comercialização de energia elétrica. O Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE) foi apresentado à imprensa nesta quarta-feira (9/11) e, de acordo com seu presidente, Flávio Cotellessa, tem como maior trunfo o fato de ser um produto "do mercado para o mercado". Isso porque a iniciativa tem como sócios, até o momento, justamente 12 comercializadoras.
O grupo começou com a parceria entre Capitale Energia, CMU Energia, Comerc, Ecom, Delta e Solenergias. Ainda vieram Bolt Energias, Tradener, Diferencial, Kroma, Nova Energia e Safira Energia. Além dessas empresas, outras oito estão em "negociações avançadas" e podem ingressar até o final do mês. No meio desses possíveis novos sócios, estão também companhias que atuam no setor de geração.
"Quando tenho sócios como esses, consigo entender, com os interesses deles, como o balcão tem que funcionar", explica Cotellessa. Outra vantagem é que o BBCE espera que seus próprios sócios apresentem a plataforma a clientes, impulsionando as primeiras transações. "A gente consegue rapidamente entrar em grandes patamares (de negociação de energia) só com os sócios", estima o executivo.
Nas projeções do BBCE, seria possível comercializar cerca de 2,5GWmédios em 2012, quando o sistema começa a operar. O montante representa cerca de 50% do mercado spot. Em 2013, seriam negociados 4,5GWMWm e, em 2014, 5GWm. Em 2015 e 2016, seriam, respectivamente, 5,2GWm e 5,3GWm. A maior parte das transações envolverá o produto spot, enquanto uma parcela mínima será com contratos para médio e longo prazo. O grande desafio, de acordo com Cotellessa, será criar contratos padrão que atraiam os consumidores, o que faz com que os contratos spot acabem sendo os mais negociados.
Com o crescimento das operações e uma maior liquidez, o BBCE pretende futuramente se tornar uma bolsa de energia, assim como almeja sua concorrente Brix. O presidente da empresa, porém, prefere não traçar perspectivas e deixar claro que é primeiro preciso ganhar o mercado. "Tecnicamente, teríamos condições de fazer isso em seis meses. Mas depende de mercado, de liquidez", explica.
Além dos sócios, qualquer consumidor ou vendedor poderá acessar a plataforma. Os custos, de acordo com Cotellesa, serão uma cobrança por formalização de contratos, na primeira fase, antes de ter início a operação multilateral. A partir daí, passará a ser cobrado um emolumento das duas partes envolvidas - comercializador e comprador. E, para impulsionar o uso da ferramenta, quanto mais contratos forem fechados, menor será o pagamento. Assim, segundo o presidente do BBCE, os players que fizerem maior uso da plataforma terão um custo "praticamente igual aos que eles têm hoje", quando, na transação comum, gastam com serviços como Sedex e autenticação de documentos.
Os aportes para a criação do BBCE foram de R$12 milhões e a expectativa dos sócios é que o investimento se pague entre 2013 e 2014.
Fonte: jornaldaenergia.com.br

sábado, 5 de novembro de 2011

Semana da Segurança ABRADEE - Dicas de Segurança

A ABRADEE realizará, de 07 a 13 de novembro de 2011, a VI Semana Nacional Segurança com Energia Elétrica, uma ampla campanha realizada anualmente, para alertar a população sobre os riscos dos acidentes com a rede elétrica. Os eventos de lançamento serão simultâneos nos Estados das empresas participantes e as demais ações envolverão anúncios em jornais e revistas, outdoor, outbus, blitz educativas em ônibus e shoppings, palestras em escolas e canteiros de obras, mensagens na conta de luz e ainda a distribuição de cartilhas e folhetos explicativos com dicas.
As concessionárias associadas participantes, estarão unidas em uma campanha nacional para conscientizar aproximadamente 170 milhões de consumidores em todo o Brasil sobre como utilizar a energia de forma segura. 


Algumas Dicas de Segurança:

Empinar pipa, somente em local aberto e longe da rede elétrica.
Sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la. Orientações sobre segurança. É seu direito receber, e nosso dever informar.

DICAS:

  • Soltar pipa apenas em lugares afastados da rede elétrica.
  • Nunca use fios metálicos e não passe cerol na linha da pipa.
  • Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, não tente soltá-la de jeito nenhum
  • Oriente seus filhos e garanta uma brincadeira segura.

Ao instalar ou consertar antenas, cuidado para não tocar na rede elétrica

Ao instalar ou manusear a antena da sua casa, escolha um lugar afastado dos fios da rede elétrica e sempre quando o tempo estiver bom. Caso a antena caia nos fios, nunca tente segurá-la ou recuperá-la. Orientações sobre segurança. É seu direito receber, e nosso dever informar.

  • DICAS:

  • Só instale ou conserte antenas se o tempo estiver bom.
  • Instale as antenas longe dos fios da rede elétrica.
  • Calcule uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica.
  • Se a antena cair em direção à rede, não tente segurá-la ou recuperá-la.
  • Para evitar acidentes, consulte um profissional qualificado.

Semana da Segurança ABRADEE - Estatistica de Acidentes Distribuidoras 2010

De acordo com a Abradee, em 2010, os acidentes na rede elétrica causaram 304 mortes no país inteiro

As distribuidoras de energia vão começar na próxima semana uma campanha para reduzir acidentes na rede elétrica. A campanha da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, em parceria com 42 concessionárias associadas, será realizada de 7 a 13 de novembro e terá como slogan "Segurança - Siga Em Frente Com Essa Idéia". A expectativa é que a VI Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica alcance 160 milhões de pessoas.
De acordo com a Abradee, em 2010, os acidentes na rede elétrica causaram 304 mortes no país inteiro. Dos quatorze tipos de ocorrência catalogadas, a construção e manutenção predial lideram o ranking, com 88 mortes. As concessionárias, segundo a associação, reconhecem a gravidade e, por isso, estão intensificando as ações que foram desenvolvidas nos últimos anos para conscientizar a população sobre os cuidados a serem observados para evitar acidentes com a rede elétrica. Os dados dos últimos dez anos mostram significativa redução da taxa de gravidade dos acidentes - de 4,8% ao ano - e da taxa de frequência, de 4% ao ano.
A campanha será divulgada nas contas de luz e serão realizadas palestras educativas em escolas e canteiros de obras. Também serão veiculados spots de rádio, anúncios na mídia e distribuídas cartilhas e folhetos explicativos com dicas de prevenção de acidentes. Os quatro temas selecionados são: instalação de antena de TV, soltar pipa/papagaio, construção civil e furto de energia. Nestes casos, a informação e conscientização da população sobre os riscos envolvidos e como evitá-los, é fator decisivo na prevenção.
Fonte: canalenergia.com.br
http://www.abradee.org.br/Semana_2008/ - link para maiores informações