terça-feira, 27 de setembro de 2011

Estatisticas de Acidentes - EUA vs. Brasil

As estatísticas de acidentes de trabalho são extremamente uteis para determinar as ações a serem tomadas nos próximos anos ou as políticas públicas a serem adotadas. No Brasil não temos essas informações tão detalhadas quanto nos EUA. No site da ESFI existem bons arquivos a serem explorados pelo tema.
No caso do segmento industrial o mesmo está estratificado por setor. O quadro abaixo mostra os acidentes fatais, como percebemos a grande maioria acontece na área da construção.


Analisando o segmento de construção sabemos que a segurança do trabalho em canteiro de obras muitas vezes deixa a desejar, por alguns fatores como a  baixa educação da mão-de-obra, número elevados de horas trabalhadas em certas fases da obra, empreendedores pouco conscientes da importância da segurança do trabalho, etc.
No link abaixo tem outras informações como o tipo de acidente mais comum, separação de fatais e não-fatais, separados por sexo, faixa etária, terceirizado ou próprio, etc.
Coloquei mas esse gráfico que mostra o tipo de fatalidade que mais ocorre. Como podemos verificar os serviços nas áreas de distribuição de energia são os que mais causam acidentes fatais nos serviços de eletricidade.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dicas Sobre Instalações Elétrica Residenciais

Falamos muito sobre segurança no trabalho nas industrias. mas temos que nos preocupar também com nossas residências, a NR-10, NBR 5410 e outras normas são importantes e estabelecem as normas, mas muito pouco é falado para o público em geral.

Outro dia foi exibido um video no programa da Ana Maria Braga e no Jornal do Rio de um adolescente que invadiu uma subestação de energia da AMPLA e teve o corpo muito queimado. 


Nesse caso temos as placas de advertência, mas nós sabemos que uma pessoa faz uma vez e outras acham que podem invadir que não vai acontecer nada e desta vez aconteceu. Abaixo estou colocando algumas dicas sobre segurança em residências para as próximas semanas estarei publicando outras.

De acordo com a Fundação Internacional de Segurança para Eletricidade(ESFI) recomenda que as pessoas realizem inspeções nas instalações elétricas das casas, prédios, etc em certos casos como segue abaixo:

- Residências com mais de 40 anos
- Residências com mais de 10 anos de construção que sofreram reformas ou acréscimo de carga significativo
- Sempre que a residência for comprada por um novo dono

Existem alguns sinais que a instalação pode enviar ao usuário que existe problema elétrico em sua residência são eles:
- Disjuntores que constantemente desarmam
- Luzes sentilantes ou que apagam e religam sozinhas
- Barulhos nos equipamentos elétricos
- Aquecimento irregular em cabos, cheiro de queimado(plástico), receptáculos muito quentes ou descoloridos por causa de calor
- Cabos com o isolamento danificado, quebradiço, ou cortado.

Caso você observe algum desses fatos deve entrar em contato com um eletricista ou empresa de manutenção elétrica.

No site da ESFI existem outras dicas e também o video abaixo que é bem educativo e serve de ilustração para alguns  cuidados que devemos ter na nossa residência.


Abaixo segue uma foto publicada na internet, cuidado devemos organizar nossas casas. Fiação toda exposta sem identificação, com fitas isolantes antigas, um perigo!!!


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Acidente com Chave Seccionadora - 138kV

Bom, todos sabemos dos riscos associados a inspeção de equipamentos em subestações. Nas fotos abaixo mostro um acidente que estava na seguinte maneira.
- A chave seccionadora com lâmina de terra estava desligada e não integrada ao sistema, ou seja, estava em obra
- Ocorreu durante a limpeza no pátio, vários trabalhadores estavam retirando restos de papel, pedações de arame, etc que ficou da obra
- Ocorreu um barulho muito grande por um segundo no máximo e depois um grande desligamento
- A lâmina de terra da chave ficou próxima ao contato energizado
- Ninguém se machucou, muita sorte
- Abaixo as fotos




domingo, 18 de setembro de 2011

Avaliação de Risco Elétrico - Fluxograma

Uma da melhores normas para trabalhar e tirar as dúvidas sobre o procedimento ideal é a NPFA 70E. Hoje vou anexar um fluxo de decisão sobre o tipo de serviço, característica do risco e ai sim tomar a decisão da melhor medida a ser adotada para o trabalhor da instalação elétrica.

Observem bem a classe de tensão, a existência de alguma barreira no local contra contato direto, etc. A partir da decisão a norma coloca os critérios de segurança de forma muito mais clara que a NR-10. Acredito que a nossa próxima evolução seja no sentido da NPFA 70E.

Caso alguém queira mais detalhe de alguma caixa basta mandar e-mail para transmissaoedistribuicao@gmail.com

sábado, 10 de setembro de 2011

Entrevista com Auditor do Trabalho - NR-10 - Segurança do Trabalho

Outro dia encontrei uma entrevista da MAN-IT com Eng. Elétrico Joaquim Gomes Pereira, profissional de Engenharia de Segurança no Trabalho, atuante a 26 anos como Auditor Fiscal do MTE e Coordenador da NR10.


Abaixo transcrevo alguns partes que considero as mais importantes.


Man-IT: Algum setor da economia com maior preocupação e destaque com os treinamentos?
Eng. Joaquim: "Bem, o setor de telecomunicações, mais especificamente o de telefonia fixa, inicialmente entendeu que a regulamentação não atingia o setor, contudo depois de notificadas vêm acelerando a realização dos treinamentos "básico" e "complementar"".

Man-IT: Algum setor da economia com menor preocupação e destaque com os treinamentos?
Eng. Joaquim: "Não. De uma forma geral as empresas vêm atendendo a Norma".

Man-IT: Hoje as multas aplicadas giram em torno de quais valores? Como é o processo de multa? Como se dá a autuação? Existe primeiramente um auto de vistoria?
Eng. Joaquim: "Atenção especial  deverá ser aplicada à possibilidade de interdições pelo Ministério do Trabalho e Emprego ou ainda pelo Ministério Público do Trabalho em setores e frentes de trabalho ou equipamentos, ou ainda ao embargo de obras com base na ausência de medidas de segurança elétrica preconizada na NR10. Em algumas situações o Poder Judiciário pode arbitrar por sanções relativas ao faturamento da empresa.
As multas variam de oitocentos reais a seis mil reais por item. Finalmente cabe-nos lembrar que a Norma, faz parte do Ordenamento jurídico Nacional e, naturalmente, é à base dos Órgãos Públicos, tais como, Ministério da Justiça, da Previdência Social da Saúde, dentre outros".


Man-IT: Após a implantação final da NR10 em 07/12/2004, houve uma sensível diminuição dos acidentes com eletricidade?
Eng. Joaquim: "O processo de redução de acidentes no trabalho é dinâmico e as alterações na Norma são muito recentes em função do cumprimento na integra da norma ser apartir de 07/12/2006 o que dificulta uma avaliação concreta. Contudo eu acredito que as alterações  já são percebidas durante as práticas de fiscalizações".


Man-IT: Recomendações finais para as empresas que ainda não se preocuparam com o cumprimento da NR10.
Eng. Joaquim: "O Ministério do Trabalho e Emprego planejou como meta institucional para o ano de 2007, ações fiscalizatórias voltadas aos quesitos de segurança em serviços e instalações elétricas em várias atividades econômicas, tais como: concessionárias elétricas, metalúrgicas, siderurgia, construção civil. O prazo final para ações foi em dez/06, ou seja, não há argumentação para não realização de procedimentos pertinentes a NR10. O atendimento é compulsório. Os itens são passíveis de punibilidade não só pelo MTE, mas também fundamentará a Justiça em suas decisões/sentenças. O Ministério Público em suas ações, o Ministério da Previdencia Social quanto ao FAP (Fator Acidentário Previdenciário)".


A entrevista na integra se encontra no site abaixo.

http://www.man-it.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=141:entrevista-sobre-nr-10-com-auditor-fiscal-do-ministerio-do-trabalho-e-emprego&catid=52:artigos-tecnicos&Itemid=56


terça-feira, 6 de setembro de 2011

NR-10 - Como Realizar a Reciclagem dos Colaboradores

  A NR-10 em muitos pontos é subjetiva sendo o PLH, profissional legalmente habilitado, responsável por estabelecer uma série de responsabilidades na empresa. Dentro do trabalho do PLH e os responsáveis pela segurança do trabalho na empresa deve-se atentar que a reciclagem é um item extremamente importante que deve ser conduzido com foco nas atividades de risco que são realizadas pelo trabalhador.
   Podemos dar um exemplo, o curso obrigatório de 40 horas aborda de forma genérica conhecimentos básicos de eletricidade, primeiros socorros e combate a incêndio. Considerando a reciclagem conforme itens da norma(troca de empresa, a cada dois anos e periodo de afastamento) está é uma boa oportunidade para dedicar um tempo a mais nos conhecimentos especifico. Que tipo de serviço na área elétrica os profissionais da sua empresa praticam? As práticas de segurança antes do serviço estão sendo cumpridas? No caso de emergência existe um procedimento para liberação de trabalhos energizados?
   Um bom método para a reciclagem seria utilizar os manuais de risco padrões da empresa, mas com o foco na parte elétrica. Além dos riscos um treinamento prático mostrando(reciclando) como realizar um aterramento temporário, como realizar medidas com os multímetros de forma correta(o que pode acontecer se o mesmo estiver ligado errado), quais os cuidados quando trabalhos são realizados próximos a barramentos energizados, e em tantos outros casos.
  Encontrei no link abaixo um e-book interessante sobre a NR-10 comentada. Boa leitura.
 
http://www.abracopel.org.br/downloads/nr-10_comentada_ebook.pdf

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Acompanhe Ao Vivo o Leilão de Transmissão - ANEEL

Começa hoje às 10 horas o segundo leilão de transmissão, serão 12 lotes composto por mais de 2000km de linhas de transmissão. As novas instalações irão ter investimentos previstos de cerca de 3 bilhões de reais.

Abaixo o link para acompanhar ao vivo o leilão através da TV BMF.

http://www.tvbvmf.com.br/Home.aspx

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Leilão de Transmissão ANEEL - 02/09/2011 - Ao Vivo

O leilão irá ocorrer amanhã e foram habilitadas a participar 16 empresas e seis consórcios disputarão lotes de transmissão nesta sexta (02/09). A lista está abaixo. O certame começa amanhã às 10hs.



LISTA DE EMPRESAS HABILITADAS
 
1Abengoa Concessões Brasil Holding S/A
2Alupar Investimento S.A.
3CHESF - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco
4Cobra Instalaciones y Servicios S.A.
5Consórcio Boa Vista - Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. (49%) e Alupar Investimento S.A. (51%)
6Consórcio Costa Oeste - Copel Geração e Transmissão S.A. (51%) e Eletrosul Centrais Elétricas S.A. (49%)
7Consórcio Garanhuns - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (49%) e CTEEP - Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (51%)
8Consórcio Linha Verde - Elecnor Transmissão de Energia S.A. (51%) e Copel Geração e Transmissão S.A. (49%)
9Consórcio Mato Grosso - Bimetal Energia Ltda. (50%) e Advanced Investimentos e Participações S.A. (50%)
10Consórcio Pirineus - FR Incorporadora Ltda. (25,5%), CEL Engenharia Ltda. (25,5%) e Celg Geração e Transmissão S.A. (49%)
11Construtora Queiroz Galvão S.A.
12CTEEP - Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista
13Cymi Holding S.A.
14EATE - Empresa Amazonense de Transmissão de Energia S.A.
15Elecnor Transmissão de Energia S.A.
16ELETRONORTE - Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A.
17FR Incorporadora Ltda.
18Furnas Centrais Elétricas S.A.
19Isolux Energia e Participações S.A.
20Neoenergia S.A.
21Orteng Energia Ltda.
22TAESA - Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A.