As estatísticas de acidentes de trabalho são extremamente uteis para determinar as ações a serem tomadas nos próximos anos ou as políticas públicas a serem adotadas. No Brasil não temos essas informações tão detalhadas quanto nos EUA. No site da ESFI existem bons arquivos a serem explorados pelo tema.
No caso do segmento industrial o mesmo está estratificado por setor. O quadro abaixo mostra os acidentes fatais, como percebemos a grande maioria acontece na área da construção.
Analisando o segmento de construção sabemos que a segurança do trabalho em canteiro de obras muitas vezes deixa a desejar, por alguns fatores como a baixa educação da mão-de-obra, número elevados de horas trabalhadas em certas fases da obra, empreendedores pouco conscientes da importância da segurança do trabalho, etc.
No link abaixo tem outras informações como o tipo de acidente mais comum, separação de fatais e não-fatais, separados por sexo, faixa etária, terceirizado ou próprio, etc.
Coloquei mas esse gráfico que mostra o tipo de fatalidade que mais ocorre. Como podemos verificar os serviços nas áreas de distribuição de energia são os que mais causam acidentes fatais nos serviços de eletricidade.