quinta-feira, 28 de julho de 2011

Material Técnico - NR-10

Continuando com o tema NR-10 estou postando dois links com uma apresentação abordando a criação de indicadores para o controle da adequação da norma bem interessante, como forma de monitoramento.

http://eletrica2011163.files.wordpress.com/2011/06/apresentac3a7c3a3o-metodologia-de-avaliac3a7c3a3o-de-nr-101.ppt.
Além disso, estou postando uma monografia abordando a base do assunto e mostrando algumas fotos interessantes.

http://www.unochapeco.edu.br/saa/tese/3624/Carmo.PDF

Boa Leitura.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

NR-10 Estamos no Caminho?

A algum tempo estamos convivendo com a NR-10 no setor elétrico e na industria. A fiscalização é questionável, mas necessidade não. Sabemos que o número de acidentes na área elétrica é muito grande e em uma fração de segundos podemos ter pessoas com grande parte do corpo queimado ou até mesmo a morte.

Nos trabalhos que realizei sempre temos a dificuldade de interpretar a norma, a mesma é subjetiva, porque não elaborar normas, mas bem elaboradas com foco no trabalhador. Muitos conhecem a NPFA70E, é uma excelente fonte de consulta. Abaixo estou colocando alguns links sobre o assunto.

Para mostar os efeitos do arco elétrico temos esse video
http://www.youtube.com/watch?v=-iClXrd50Z8&feature=related

Aqui um modelo de checklist, muito necessário para adequação da NR-10 que solicita inspeções de tempos em tempos para avaliar o sistema de segurança da empresa.
http://certifiedinsulatedproducts.thomasnet.com/Asset/NFPA-70E-Compliance-Guide.pdf

Uma apresentação com a visão geral dos perigos da eletricidade e como calcular o risco do arco elétrico.
http://www.ieci.org/uploads/SafetyPresentation12.15.06.pdf

Boa leitura.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Criação de Grupo de Trabalho - MME/ANEEL

O MME criou um grupo de trabalho chamado Grupo de Trabalho denominado GT Conteúdo Local no Setor de Energia Elétrica  - GTCLEE, http://www.aneel.gov.br/cedoc/prt2011449mme.pdf.

O objetivo de realizar estudos e apresentar propostas que sirvam de diretrizes para a formulação de política pública que possa preservar e fomentar o fornecimento nacional de bens e serviços utilizados nas atividades de construção, montagem, operação e manutenção de instalações de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Tomara que gere bons resultados porque as industrias vinculadas ao setor de energia elétrica estão todas com a carteira cheia e com prazos extremamente dilatados.

Vamos aguardar se sai alguma noticia no mercado.

Prorrogação das Fatores da Parcela Variavel - PV - Transmissão

No dia 12 de julho de 2011 foi aprovada a resolução normativa 441, prorrogando os valores de Kp e Ko para cálculo dos valores de indisponibilidades de Funções de Transmissão, conforme resolução normativa 270(http://www.aneel.gov.br/cedoc/ren2007270.pdf).
Bom os valores de Kp e Ko são extremamente elevados, sendo que no relatório da própria Agência a mesma informa que não conseguiu concluir a revisão, conforme texto abaixo .http://www.aneel.gov.br/cedoc/aren2011441.pdf

"Entretanto, as áreas técnicas da Agência ainda não concluíram a análise dos resultados obtidos a partir da aplicação do regulamento, de modo que a reavaliação dos fatores multiplicadores Kp e Ko ainda não foi 
finalizada. Tal fato levou a Agência a prorrogar, em junho de 2010, a vigência dos valores fixados para aplicação no  segundo ano da metodologia, até 30 de junho de 2011."

Em função da não conclusão dos trabalhos as empresas de transmissão continuarão a pagar esses valores absurdos de indisponibilidade.

 

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Criação da Agência Nacional de Energias Renováveis (ANER)

Estávamos lendo sobre o assuntos de nosso país e policitas vigentes. Existe um projeto de lei para criação de uma nova Agência(ANER) que estaria vinculada as fontes renováveis.

Acredito que existe uma confusão muito grande, pois temos a ANEEL que regula e fiscaliza o mercado de geração de energia. A ANEEL será dividida em duas Agências?

Nosso ilustrissimo Senador Marcelo Crivella está solicitando a criação de uma agência sem pensar nos impactos em outras agências do governo.

Espero que a CCJ avalie melhor a questão.

Vamos acompanhar.

http://www.senado.gov.br/atividade/materia/getPDF.asp?t=68652&tp=1